TEMOS SIDOS REBELDES?

Já que a Rede Record resolveu fazer uma versão da novelinha “Rebeldes”, achei pertinente este velho texto:

“e sou rebelde quando não sigo os demais / e sou rebelde quando te quero mais e mais / e sou rebelde quando não penso igual a ontem / e sou rebelde quando me arrisco em pensar / se sou rebelde é porque ninguém me conhece bem” *

O rebelde é um indivíduo cujo ego é controlado só por suas emoções e vontades, é o indivíduo que está sempre agindo emocionalmente, ou seja instintivamente. Um animal age instintivamente porque seu comportamento é questão de reação instintiva a dado estímulo. Só isso. Mas nós fomos destinados a pensar logicamente, a pensar racionalmente, a pensar consecutivamente, não apenas reagir a um mero estímulo. O que os homens estão fazendo ultimamente é anticristão, pois como animais reagem mecanicamente aos estímulos sem nenhuma parada para reflexões ou ponderações lógicas e racionais. Avançam uns sobre os outros, submetendo o próximo à força. Não examinam a si e nem aos outros: “Eu penso deste jeito, mas o outro indivíduo pensa assim também. Eu digo isto, mas ele também diz. Obviamente pensamos que temos razão. Somos culpados e eu sou tão ruim como ele”; simplesmente não fazem questão nenhuma de avaliarem a situação porque não desejam conhecer os seus limites e a sua completa incapacidade de julgamento. O comportamento cristão não pode ser hipersensível como o do não-cristão, ele tem que colocar fora o seu ego, “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”, por que o seu equilíbrio é proporcionado por um viver garantido não em suas próprias convicções e sim na verdade encontrada nos ensinos de Jesus Cristo. Esta é uma das grandes diferenças entre o homem comum e o cristão que experimentou a revelação de Deus: o cristão sempre coloca tudo em outro contexto, pensa nas coisas e não tira conclusões precipitadas, antes pensa logicamente, com clareza e espiritualmente.

“Meu pensamento viaja até onde estás / meu pai me chama outra vez /que estou desperdiçando meu futuro e sua paz /com esse  jeito de ser / mesmo que escute já estarei longe daqui / se fecho os olhos e já estou pensando em ti” *

O homem ímpio é o que não valoriza as coisas de Deus ou dá pouco valor a elas (Rm. 1.18; 2Tm. 2.16). Sem adoração e sem reverência, o pecado faz com que o homem ímpio fique sem Deus por que ele não quer saber de Deus. Há uma grande diferença entre o ímpio e o crente: com o crente pode acontecer um desastre espiritual, enquanto que o ímpio é o próprio desastre em si mesmo procurando onde acontecer. Ainda que haja diante do crente a possibilidade de pecar, ele sabe que não vale a pena. O salário do pecado é a morte, por isso mesmo o evita. O pecado para o crente é uma exceção, não regra. O crente não foi liberto para continuar no pecado, embora tenha que lutar contra sua influência. Se ele pecar e confessar o seu pecado será restaurado imediatamente por Deus (1Jo. 2.1). Não é coerente carregar o nome cristão e viver comprometido com o pecado. A falta de santidade é o motivo do fracasso de muitos cristãos. Ainda mais porque sempre nos esquecemos que somos descendentes de Adão e que por hereditariedade herdamos uma natureza corrompida pelo pecado e sem a renúncia a nossa própria vontade e submissão às leis e mandamentos de Deus, continuaremos incompletos, não saciados, desordenados, derrotados, destinados à condenação. Esta obstinação do homem moderno, em achar uma saída para o labirinto espiritual em que nos encontramos, fora das regras de Deus, nos torna culpados de todos os males que sucedem a nossa sociedade.

“Um dia desses ainda vou me mandar  / para mudar a vida por um sonho / tudo na vida é perder ou ganhar /tem que apostar, tem que apostar sem medo / não importa muito o que dizem de mim / Se fecho os olhos já estou pensando em ti” *

É claro que vivemos em um mundo cada vez mais “on line”, “on time”,  e que este mundo exige de nós uma prontidão de ações que acabam redundando em muitos erros cuja causa é bem simples: raciocinamos superficialmente, somos apressados para emitir opiniões e tomar decisões; buscamos precedentes em tudo e nos fiamos por outros. Não buscamos conhecimento verdadeiro ou as verdades absolutas da Bíblia, mas sim o factível e o relativo conhecimento humano, tudo isso em tempo real. Sequer buscamos conselho em Deus que é superior em tudo e a todos. Reputamos o seu conselho por nada, “Deus não é capaz de direcionar e guiar o homem moderno”. Não queremos calar e ouvir o pensamento altamente qualificado de Deus porque teremos de ficar a margem, em vez de arbitrar teremos que cumprir. A falibilidade humana é notória, por isso decretamos a falência da sabedoria eterna por que só assim continuaremos sem dar importância a ela! Algoritmos, física quântica, matemática e filosofia são suficientes para responder as questões mais urgentes e quanto ao restante, sempre podemos fazer um “download” na internet. Consideremos os seus mandamentos,preceitos, juízos como a coisa mais importante a ser feita:

“ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;” Deuteronômio 6.1

“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” I Sm. 15.23

*A letra da música rebelde traduzida para o português está neste endereço: http://vagalume.uol.com.br/rbd/soy-rebelde-traducao.html

Anúncios

Sobre lucaspinduca

I like to think I'm part cultural voyeur mixed with a splash of aspiring behavioral scientist and wannabe motivational christian speaker.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s