MÚSICA PARA DANÇAR

(Tradução do Autor)

Vamos imaginar que você quer aprender a dançar. Como um ser racional e inteligente que é, você vai a uma livraria e compra um livro sobre dança.

Você leva o livro para casa e começa a treinar. Você faz tudo o que o livro diz. O livro diz que é para balançar, você balança. O livro diz gingar, você ginga. O livro diz gire, você gira.

Finalmente, você pensa que conseguiu algo, e convida sua mulher para entrar e assistir. Você segura o livro aberto e segue as instruções passo a passo.

Você continua a ler, e em seguida, dança, lê um pouco mais, e dança; então a dança é concluída. Você se joga exausto no sofá, olha para sua esposa, e proclama: “Eu executei com perfeição.”

“Que você executou uma dança, tudo bem”, ela suspira. “mas você matou a apresentação.”

“O quê?”

“Você esqueceu a parte mais importante. Onde está a música?”

Nós cristãos, somos propensos a seguir o livro, ignorando a música. Nós somos mestres da doutrina, conhecemos os capítulos, memorizamos as dispensas, debatemos as regras, e descemos na pista de dança da vida sem música em nossos corações. Nós medimos cada passo, calibramos cada turno, e vamos para a cama toda noite, esgotados, depois de um dia de dança com o livro.

Mas dançar sem música é uma coisa difícil.

Jesus sabia disso. Por essa razão, na noite antes da sua morte, apresentou aos discípulos o fabricante da canção da Trindade, o Espírito Santo. (Evangelho de João 16:7-9).

Das três pessoas da Trindade, o Espírito Santo é aquele que mais compreende os mínimos detalhes. Talvez o erro mais comum feito em relação ao Espírito Santo está em percebê-lo como um poder, mas não como uma pessoa; apenas como uma força sem identidade. Mas isto não é verdade.

O Espírito Santo não é uma força ou coisa. Ele é uma pessoa. Ele tem conhecimento (1ª Carta aos Coríntios 2:11). Ele tem uma vontade (1ª Carta aos Coríntios. 12:11). Ele tem uma mente (Carta aos Romanos 8:27). Ele é afetuoso (Carta aos Romanos 15:30). Você pode mentir para ele (Atos 5:3-4). Você pode insultá-lo (carta aos Hebreus 10:29). Você pode entristecê-lo (carta aos Efésios 4:30).

O Espírito Santo não é uma força impessoal. Ele não é o espinafre do Popeye ou a onda do surfista. Ele é Deus dentro de você para ajudá-lo. Na verdade João chama-o de ajudador.

Visualize um pai ajudando o filho aprender a andar de bicicleta, e você vai ter uma visão parcial do Espírito Santo. O pai permanece ao lado do filho. Ele empurra a bicicleta e a segura se o garoto começa a cair. O Espírito Santo faz isso para nós, ele permanece junto todo o tempo e reforça o nosso passo. Ao contrário do pai, no entanto, ele nunca sai. Ele está conosco até o fim da vida.

O Que faz o Espírito Santo?
Ele conforta os salvos. (evangelho de João 16:7).
Ele convence os perdidos. (evangelho de João 16:8).
Ele transmite a verdade. (evangelho de João 16:12).

É João quem diz que não precisamos do livro para dançar? Claro que não; ele ajudou a escrevê-lo. Emoção sem conhecimento é tão perigoso quanto conhecimento sem emoção. Jesus procura um equilíbrio e nos ensina: “Deus é espírito, e aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade ” (evangelho de João 4:24).

O essencial é que você saiba que a música está em você. “Se Cristo está em você, então o Espírito dá vida” (Carta aos Romanos 8:10). Você não precisa de uma fórmula para ouvi-lo. E eu não tenho um plano de quatro etapas para ajudar você sobre isso. O que eu tenho é a sua promessa de que o ajudante viria para o conforto, condenação, e convencimento.

Então, pense nisso, você já foi consolado? Deus sempre trouxe paz quando o mundo lhe trouxe dor? Então você ouviu a música.

Alguma vez você já foi condenado? Alguma vez você já sentiu uma pontada de tristeza por causa de suas ações? Então você foi tocado pelo Espírito Santo.

Ou você já compreendeu uma nova verdade? Ou viu um velho princípio de uma nova maneira? A luz se acendeu e seus olhos abriram: “Ah, agora eu entendo.”? Já aconteceu com você? Em caso afirmativo, foi o Espírito Santo que lhe convenceu da verdade.

O que você sabe? Ele está trabalhando em sua vida já.

A propósito, para aqueles de nós que passam anos tentando fazer o trabalho de Deus, isto é uma ótima notícia. É muito mais fácil levantar a vela do barco. É muito mais fácil levar as pessoas a entrar na dança quando Deus está tocando a sua música.

Isso é o que faz de Deus, Deus.

(Max Lucado)

Anúncios

Sobre lucaspinduca

I like to think I'm part cultural voyeur mixed with a splash of aspiring behavioral scientist and wannabe motivational christian speaker.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s