Devocionais para não devotos (IV)

Como o mundo vê o cristão hoje?

O ponto central da pergunta que dá título ao texto é mostrar que nós cristãos estamos falhando em apresentar Jesus ao mundo. Estamos julgando as pessoas pela aparência, estilo de vida, vocabulário entre outras tantas coisas. Estamos isolados em guetos, onde fazemos pouca influência para o mundo a nossa volta. Penso que devemos pregar menos doutrina denominacional e espalhar mais o Amor de Deus, como Cristo nos ensinou. Sabe o que mais incomoda?  As pessoas atualmente têm duas visões básicas: a ideologia e o testemunho. A ideologia é o que idealizam de Jesus e do cristianismo (um bom homem, que amava, que ajudava, que acolhia) e o testemunho, aquilo que vêem através dos cristãos (dízimo haha, preconceito, manipulação, etc.). Meu Deus!! É nossa missão mostrar o verdadeiro cristianismo. Se as pessoas não veem Jesus em nós  (alguém que não só ama ajuda e acolhe, mas salva e liberta o ser humano do seu pecado ancestral) então estamos falhando miseravelmente em nosso dever.

E como temos falhado em  acolher a todos! Por causa de uns, todos os cristãos são rotulados. Quando houve a reforma protestante, 500 anos atrás, o intuito  era acabar com a falsidade da igreja católica, a hipocrisia dos líderes, acabar com a venda de indulgências (salvação), retornar a prática do  que nos ensina os evangelhos, e hoje em dia o que vemos é justamente as igrejas protestantes só usando o dinheiro , e só pensando no dinheiro.

Na verdade Cristão é aquele que serve ou segue a Cristo, os seguidores de Cristo da igreja primitiva não eram chamados de cristãos e sim de discípulos, os mesmos só passaram a ser chamados de cristãos na Antioquia da Síria conforme o livro de Atos dos Apóstolos capítulo 11 e versículo 26. A palavra cristão significa pequeno Cristo ou pertencente a Cristo, logo não é todo religioso que pode ser chamado de cristão, mesmo porque, existem muitos religiosos que odeiam os cristãos.

Mas você não acha curioso o fato de a parte final de Atos 11:26 dizer: “Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos”? O que considero mais interessante é a simples idéia de que não foram os cristãos que inventaram este nome para si. Em vez disso, eles foram chamados (ou designados) “cristãos” por aquelas pessoas que observavam a vida que eles levavam. Fico pensando se a mesma coisa aconteceria hoje em dia. Será que alguém seria capaz de olhar para sua vida ou para a minha e nos chamar de “cristãos”? Com certeza, esta é uma pergunta diante da qual não dá para permanecer com uma postura arrogante. *

Ah sim, é preciso que a sociedade entenda que ter uma opinião e um conceito pessoal sobre algumas questões baseados na Bíblia, não faz de nós cristãos preconceituosos porque simplesmente o mundo atual nega verdades absolutas ou a existência de um Deus criador; somos apenas influenciados para agir baseados em um amor ao próximo  que não segue o padrão comum e é simplesmente aquilo que recebemos e acreditamos do nosso Deus. E que não são todos os cristãos que fazem isso.

Os “CRISTÃOS” são todos aqueles que entenderam a mensagem da Cruz, são todos aqueles que entenderam Efésios 2, que a vida é limitada e Deus mudou isso nos prometendo a vida eterna; é exatamente isso que temos que entender, quer seja no céu ou no inferno, iremos pra um desses lugares, portanto devemos entender a mensagem da Cruz e se agarrar ao padrão de vida que Jesus ensinou quando estava na terra. Onde é possível fazer a diferença sim. Porque quando renovamos nossa mente através da palavra de DEUS, ela nos ajuda no dia a dia a refletir o seu caráter. Perfeitos não somos. Você cai, você se levanta, você comete erros, você vive, você aprende. Você é humano, você não é perfeito. Você muitas vezes é ferido, mas você ainda está vivo. Por isso agradeça a Deus pelo privilégio de ter o seu coração batendo e conseguir respirar, pensar, amar, perdoar, recomeçar, e ir atrás dos seus sonhos, pois a palavra diz que Deus não tem prazer naquele que retrocede (Hb 10:38).Todo dia precisamos avançar um degrauzinho, subir um por um… Eu preciso me avaliar, reconhecer as mudanças que Jesus tem feito em mim e agradecer, dizer Senhor agora me ajuda a melhorar nisso, ainda falta isso; não se deixar corromper no dia a dia por medo do que vão pensar de nós… corrupção não  envolve só dinheiro, é tudo que nos afasta de Jesus, da sua maneira de viver, da sua verdade. E ao contrário de alguns que dizem e vivem o contrário, ser Cristão trata apenas de obedecer a Deus e sua vontade, não de glamour.

Eu observo esse fato, que contrasta a austeridade dos cristãos “raiz” com o Hillsong de marca de Justin Bieber, ou o evangelho da prosperidade onde “Jesus dará a você um milhão de dólares” de Joel Osteen.**

“Eu gosto de dizer que não estamos construindo uma marca, estamos proclamando um nome. Não é sobre nós. Queremos que o único holofote que tenhamos brilhe sobre Jesus ainda que seja metaforicamente”, diz Treat***. “Somos tradicionais em nossa teologia sobre o que significa ser um cristão. Quando as pessoas veem jovens cristãos reunidos no meio da igreja moderna, muitas vezes há uma suposição: “Ah, eles devem ter de alguma forma adaptado a fé para aquilo que esta nova geração gosta”. Mas o que devemos fazer é contextualizar o evangelho e não adaptá-lo”.

*Extraído de LOUCO AMOR, MARAVILHADO COM UM DEUS QUE NUNCA MUDA, FRANCIS CHAN com Danae Yankoski.
**https://medium.com/s/story/jesus-mary-and-joe-jonas-605c763ce682
***https://medium.com/s/story/jesus-mary-and-joe-jonas-605c763ce682

Anúncios

Sobre lucaspinduca

I like to think I'm part cultural voyeur mixed with a splash of aspiring behavioral scientist and wannabe motivational christian speaker.
Esse post foi publicado em comportamento, Cristianismo, Pessoal, Sem categoria, Vida Cristã e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.