Viva a vida que você ama e ame a vida que você vive.

Tem alguém cansado de “agarrar a possibilidade de ser bom e crescer, junto com a vontade de ler, aprender e experimentar coisas novas ”? Deveria ter lido o livro de Eclesiastes.

Há 20 séculos as pessoas procrastinam como você hoje: adiam, atrasam, dão desculpas e deixam seus prazos desaparecerem. O filósofo romano e estóico Sêneca, certa vez brincou dizendo que uma coisa que todos os tolos têm em comum é, estão sempre se preparando para viver, mas nunca o fazem de verdade.
Sei que chegar até aqui foi um trabalho árduo – porque no último ano você perdeu o rumo (todos perderam!) e a partir disso sua jornada foi mais difícil do que você pensava que seria! Mas, vamos! Nunca pense pequeno, como eu sempre digo, se você tem um sonho, torne-o grande!
Também sei que o quê representamos para os outros nos deixa muito preocupados e, geralmente, dedicamos muito mais tempo ao que os outros vão pensar do que cultivar o que podemos nos tornar. Mas não tenha medo, meu amigo: eu sei que você pode fazer isso. Não estou dizendo que tenho poderes de clarividência, mas sei que você pode superar a meia-idade lamacenta e atoleiros culturais por causa de um simples fato: você está aqui. Você está pensando. Você está tentando. Não é fácil, mas você decidiu que seu sonho é importante o suficiente para dedicar seu tempo… e isso é tudo o que precisa. Parafraseando o filósofo Soren Kierkegaard :

“Se eu pudesse desejar algo para mim, não desejaria riqueza ou poder, mas a paixão da possibilidade; Queria apenas um olho que, eternamente jovem, ardesse de vontade de ver a possibilidade ”.

Agarre a possibilidade que vier e faça a coisa certa e você descobrirá algo no final: você gosta mais de ganhar do que de perder. Caso contrário, quanto mais tivermos consciência dessa jornada selvagem, maior será a chance de dar vida aos nossos sonhos. A apatia e o risco desnecessário devem ser minimizados. Sim, as coisas não são mais as mesmas, mas as estrelas ainda ficam no mesmo lugar. Às vezes, as coisas não saem de acordo com o planejado. Ferramentas quebram, fios se cruzam, a paciência se desfaz. E nessas ocasiões, ajuda saber exatamente o que aconteceu para que não aconteça novamente. Momentos como esses são quando nos voltamos para uma pergunta simples, mas extremamente eficaz: você já se esforçou para dar vida a uma nova visão criativa? Porque tudo flui para algo maior, certo?

Sabemos que somos animais dotados de uma arma de sobrevivência, a inteligência, e não deuses que moldam o mundo segundo seus próprios pensamentos. Contudo, a capacidade humana de atenção tem um limite natural. Só algumas poucas coisas podem ser verdadeiramente importantes de cada vez. E nós, humanos, somos capazes de dedicar uma grande energia à busca do nada e a mistura de pensamentos inúteis e absurdos.

Começamos este texto falando sobre este assunto, porque precisamos olhar para trás, para o ontem como fonte de aprendizado, sem, no entanto, ficarmos paralisados; afinal, precisamos também olhar para frente onde o futuro com todas as suas potencialidades nos espera. Porque nada é permanente. Tudo muda. Essa é a única coisa que sabemos com certeza neste mundo. Mas ainda vou reclamar disso. E em ordem cronológica, temos um maior senso de controle e a certeza de que as coisas que gostamos e queremos estarão lá porque escolhemos e não porque alguém, uma empresa, um aplicativo ou uma ferramenta disse que é relevante.
Talvez, para escapar disso, você tenha que superar por excelência da verdade, que é o seu esforço para se adaptar a um pensamento maior ou melhor do que o seu, e você deve, portanto, assumir a responsabilidade como todo indivíduo livre, de ver o problema com honestidade e pensar em soluções corajosas. O famoso “faça sempre o seu melhor e cresça”. Porquê se você é um sonhador, você também é um lutador! Tenha em mente uma coisa: se você não desistir, você melhorará a cada dia. Quem sonha, quem acredita e luta sabe fazer e faz acontecer! E mesmo com medo segue em frente, mesmo quando o medo o atinge, somos humanos não é mesmo? Lembre-se apenas de uma coisa: se você colocar muitas expectativas nas coisas e elas não fluirem, você acabará tomando as decisões erradas apenas para poder atender a essas expectativas! Cuidado com essa atitude errada!

“O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não em lutar contra o velho, mas em construir o novo.” – Sócrates


Ser franco é ser consistente consigo mesmo. O sujeito justo é aquele que vive e se apresenta socialmente sem cortes, sem máscaras que escondem porções inconvenientes de sua personalidade. Nu e cru.
E por que isto é importante? Este novo ano traz um desafio a mais para todos: buscar uma razão para viver da melhor maneira possível!
Portanto, lembre-se que o Criador deu aos seres humanos inteligência e consciência, ou seja, não podemos entender e encontrar o caminho se estivermos nos escondendo de nós mesmos.
Talvez você, leitor, não saiba o quanto eu compartilho da ideia de que não adianta o ser humano expandir sua intelectualidade se essa aquisição não for acompanhada de crescimento emocional e autoconhecimento. Pois essa maturidade é o que nos faz pessoas inteiras, livres, capazes de se relacionar bem com outras pessoas, de lidar bem com nossas emoções, de administrar nossas vidas para sermos as melhores pessoas que podemos ser. Não apenas tente, mas seja esta pessoa. Paul Tillich chama a nossa capacidade de entrar na vida das pessoas para estimulá-las de “a coragem de Ser”.
Porque em nosso caminho para realizar nossos pequenos sonhos neste grande mundo, nos deparamos com o caminho de outras pessoas todos os dias, e durante estes breves encontros na encruzilhada, podemos ignorar os estranhos, ou podemos escolher torcer uns pelos outros.
Não importa o que aconteça, lembre-se sempre disso.

Sobre lucaspinduca

I'm part cultural voyeur mixed with a splash of aspiring behavioral scientist and wannabe motivational Christian speaker.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.